top of page
  • Foto do escritorAGCom

Esporte Clube Macapá: trajetória e projetos do clube após a Copinha

O time vai disputar o Amapazão 2024 e se preparar para as competições do Sub-20 neste ano.

Por Débora Monteiro

Edição: Marcelo Beijamim

Esporte Clube Macapá na Copinha 2024
O Esporte Clube Macapá na Copinha 2024. Foto: @ecmacapaoficial

Fundado em 18 de junho de 1944, Esporte Clube Macapá, também conhecido como "Azulão ou Leão da FAB", tem uma história rica e diversificada. O capítulo mais recente foi a participação na Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha, quando o time conseguiu uma classificação histórica para a segunda fase da competição.


Mas antes de tratar deste capítulo marcante na história do clube, vamos voltar no tempo. Nos primeiros anos, o Macapá era conhecido como Panair Esporte Clube e teve a honra de ganhar um campeonato estadual. Em 1946, o clube passou por uma transformação e adotou o nome que conhecemos hoje, Esporte Clube Macapá.


Ao longo dos anos, o Macapá se consolidou como um dos clubes de referência no Amapá e conquistou 17 títulos estaduais. Um dos momentos marcantes na história do clube ocorreu em 1975. Neste ano, o clube fez história ao se tornar o primeiro time a vencer o antigo Copão da Amazônia, um torneio disputado entre clubes de estados da Região Norte, realizado em Porto Velho (RO). O título do torneio amador é lembrado até hoje como um dos maiores na história do clube. A competição foi organizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para integrar as federações amadoras na época, no caso o Amapá, Acre, Rondônia e Roraima.


Esporte Clube Macapá na Copinha 2024.
O Macapá garantiu a classificação no jogo contra o Potyguar. Foto: @ecmacapaoficial.

O feito mais recente na história do Macapá foi a participação, pela primeira vez, na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2024. O vice-presidente do clube, Eide Figueira, conta que o tempo de preparação para participar do campeonato foi de cinco anos, além disso, as vindas do professor Carlos Figueira e do mister Miguel Seruca, foram marcos importantes, pois eles aderiram ao projeto do clube de dar apoio aos jovens atletas amapaenses.


Eide Figueira relata qual foi a reação da equipe quando viu quais times o clube iria enfrentar na primeira fase do torneio. “Tínhamos a expectativa de ganhar pelo menos uma partida. Ao observar o grupo em que fomos colocados, essa ideia se tornou mais real. Nosso grupo na Copinha incluía grandes equipes como Vasco da Gama, recém-campeão de uma competição nacional; Flamengo de Guarulhos, o time da casa; e também o Potyguar, do Rio Grande do Norte, um time com tradição no futebol. Apesar desses desafios, nossos atletas se mostraram disciplinados e focados, superando as expectativas", conta.


Como o único representante da Região Norte a avançar na competição, o clube demonstrou sua força e resiliência. O treinador da equipe, Miguel Seruca, ressalta os desafios que o time encontrou durante a competição. “Primeiro que competimos com equipes de grande porte, que têm uma logística muito maior que a nossa, tiveram todos os meios à disposição. Também, a força de vontade e a capacidade de superação dos rapazes fez muita diferença. Agora nós fomos encontrar equipes as quais têm uma seleção dos melhores jogadores de todos os estados do Brasil e nós simplesmente jogamos exclusivamente com os jogadores jovens amapaenses”.


Dayveson e Rian Kaike foram os atletas do Esporte Clube Macapá que tiveram destaque na Copinha. Os dois atletas foram os responsáveis pelos gols feitos no jogo contra o Potiguar, levando a vitória do Macapá por 4x0. Dayveson recebeu propostas de times do Sudeste e está avaliando juntamente com o clube e a família.

Treino do Esporte Clube Macapá para a Copinha
Treino dos jogadores do E. C. Macapá. Foto: @ecmacapaoficial

Trajetória na Copinha

O time viajou para São Paulo no dia 30 de dezembro de 2023. Gastando cerca de R$ 45 mil, o clube preferiu ir mais cedo para passar por um processo de adaptação em São Paulo e buscar conseguir bons resultados na competição.


Dentro de campo, o Macapá estreou com um empate histórico contra o Vasco da Gama (RJ) em 1 a 1. Ao enfrentar o time da casa, o Flamengo de Guarulhos, o time amapaense também conseguiu arrancar um empate em 1 a 1. A vaga para a segunda fase da competição foi disputada no último jogo da fase de grupos contra o Potyguar, do Rio Grande do Norte. O Macapá fez história mais uma vez e goleou o time nordestino por 4 a 0. Dayveson foi o grande destaque da partida ao marcar dois gols e garantir a classificação histórica para a segunda fase.


Como o único time da Região Norte a conseguir classificação para segunda fase da Copinha, o Leão da FAB enfrentou o Ibrachina (SP). O time paulista venceu a partida por 4 a 0 e eliminou o time amapaense. Pela primeira vez disputando a Copinha, o Azulão encerrou a competição com 6 gols marcados e com os destaques individuais do meia Dayveson e dos atacantes Jeremias e Rian Kaike.


Futuro do clube após a Copinha

Esporte Clube Macapá na Copinha
O time foi o único da Região Norte a avançar na competição. Foto: @ecmacapaoficial.

De acordo com a direção do E. C. Macapá, os planos do clube após a Copinha são manter o projeto de apoio aos jovens atletas amapaenses e fazer de tudo para que ele continue de pé. A diretoria espera que as empresas, os governantes e as pessoas que podem contribuir, não apenas com dinheiro, mas também com serviços e parcerias, possam se aproximar do projeto. Além disso, a diretoria vai manter a base que foi para Copinha na disputa do Campeonato Amapaense 2024.


“O projeto está redondo e quem tiver interesse em contribuir deve agregar junto à diretoria, sempre no sentido de aprimorar e fazer com que ele continue vivo do jeito que ele é. Ele só precisa ser incentivado, valorizado e apoiado para que ele continue”, afirma o vice-presidente.

Após o Amapazão 2024, o time começará a preparação para a Copa do Brasil Sub-20. Em seguida, o foco será no Campeonato Estadual Sub-20, quando vão tentar conquistar o bicampeonato e garantir vaga para a Copinha 2025.


A diretoria do clube também afirmou que vários jogadores já receberam propostas de outros clubes, especialmente da Região Sudeste. “Planejo permanecer no clube neste ano de 2024, tenho uma expectativa boa, temos um calendário cheio, vamos disputar o campeonato profissional, o Amapazão, e também a Copa do Brasil, Campeonato Sub-20”, ressalta o atacante Rian Kaike sobre seu futuro profissional.


Já o jogador Dayveson, que impressionou com suas performances na Copa São Paulo de Futebol Júnior, também espera um futuro promissor no esporte. O jogador que já tem um futuro definido fala sobre os próximos passos. Ouça:


Veja os jogos do Macapá na Copinha:


Flamengo de Guarulhos X Macapá


Macapá X Potyguar


Ibrachina X Macapá


*Reportagem produzida na disciplina de Webjornalismo ministrada pelo professor Alan Milhomem.


0 comentário
bottom of page