top of page
  • Foto do escritorAGCom

Unisporte Voleibol: conheça o projeto de iniciação esportiva para jovens de Santana

O clube ensina vôlei de forma gratuita para adolescentes a partir dos 14 anos.


Por: Erick Martel

Edição: Marcelo Beijamim

Time de voleibol de Santana
Time masculino do Unisposte. Foto: Beatriz Lopes.

Desde 2021, o Unisporte Voleibol, como é conhecido atualmente, vem ajudando e moldando a vida de muitos participantes e atletas do clube. Por meio do projeto social de iniciação ao vôlei, busca proporcionar aos jovens santanense um lugar de crescimento, treinamento e de formação de caráter, além de buscar novos talentos que possam vir a fazer parte do time principal.


O técnico do clube e do time de base, Alexandre Martins, explica os motivos que levaram a aceitar o convite para ser o treinador. “Eu vejo um futuro dentro da nossa seleção, dentro desses jovens, agregá-los, formá-los como pessoas de bem, cidadãos de bem, é um intuito meu, na verdade é uma vontade minha que eu tenho”, afirma.


Para o atleta Kayke Nunes da Silva, 18 anos, fazer parte do projeto é muito benéfico para a sua aprendizagem individual dentro de quadra e fora. “É importante ressaltar que o projeto visa um desenvolvimento elevado de aprendizagem dentro do esporte, pois seu objetivo geral é o de democratizar o acesso ao esporte educacional de qualidade, como forma de inclusão social, ocupando o tempo ocioso de crianças e adolescentes”, comenta.


O time já participou de várias competições. Foto: Arquivo Uniesporte.

Além disso, o atleta espera um futuro promissor para o projeto e seus atletas. “Eu espero que, no futuro, o projeto se desenvolva ainda mais, e que os recursos investidos em mim, sejam resultados bons de alguma forma para o projeto e para o time, pois buscar a evolução dentro do esporte é o ponto mais importante no momento”, ressalta o atleta.


De acordo com o presidente do Unisporte, Jory Santiago, um projeto como este é importante para o desenvolvimento socioeducativo dos participantes. “Eu acredito que o nosso projeto é importante nos três campos, tanto no quesito social quanto no esportivo e no desenvolvimento de novos talentos”, declara.


Histórias e conquistas

Desde a sua criação, o projeto passou por diversas mudanças, inclusive no nome. No início, em 2021, o time recebeu o nome de Paraíso Voleibol, referência ao bairro onde começou. Depois passou a ser chamado de SegCredi Paraíso em 2022, e nesse mesmo ano passou a ser Unisporte Voleibol, como é conhecido hoje em dia.


O presidente do clube, Jory Santiago, explica o motivo que levou às mudanças de nome. Ouça:

Com quatro anos de existência, o time já disputou e medalhou em vários campeonatos, dentre eles o Campeonato Santanense de Voleibol, que garantiu ao time feminino o primeiro lugar no ano passado.


Na Copa Santanense Geladas Beer de Voleibol, o time garantiu o vice-campeonato. Veja os jogos desta competição aqui. Já o time masculino conquistou o vice-campeonato na 1ª Copa Santanense de Voleibol Amador 2022 e o terceiro lugar no Campeonato Santanense de Voleibol Amador em 2023.


O Unisporte Voleibol Clube possui times que disputam o Campeonato Santanense e várias outras competições entre adultos, sub-18, sub-23 e outras categorias.


Inscrições e treinos

As inscrições acontecem semestralmente por meio de um formulário de inscrição disponibilizado nas redes sociais do clube Click Aqui. Para participar, é necessário ter idade a partir de 14 anos.


Os treinamentos ocorrem às segundas e quartas-feiras, das 20h às 22h, dividido entre os naipes masculino e feminino, na quadra da Escola Estadual Professor Francisco Walcy Lobato Lima. Aos sábados, os treinos são realizados na quadra da Escola Estadual José Ribamar Pestana, das 16h às 18h.


*Reportagem produzida na disciplina de Webjornalismo ministrada pelo professor Alan Milhomem.


0 comentário

Comments


bottom of page