Saiba como realizar seu cadastro para garantir os atendimentos de saúde ofertados pelo SUS
- AGCom

- 30 de ago. de 2025
- 3 min de leitura
Para ter acesso aos atendimentos gratuitos, é necessário possuir o Cartão Nacional de Saúde (CNS).
Por Dhiúlia Melo e Eduardo Lima*

O Sistema Único de Saúde (SUS) é o sistema de saúde pública que garante atendimento gratuito a todos os brasileiros. No Brasil, o cuidado e a atenção com o bem-estar é um direito básico de todos os cidadãos, proporcionando acesso integral, universal e igual. O SUS oferece serviços básicos como consultas de rotina e exames, procedimentos complexos como cirurgias e transplantes de órgãos e auxilia em campanhas de prevenção.
Para ter acesso aos serviços de saúde pública, não basta apenas chegar em um posto de saúde e exigir por uma consulta de rotina. É necessário possuir um cadastro junto ao banco de dados do SUS para facilitar o acesso dos pacientes e levantar seu histórico de cuidado. Mas, como fazer o registro? Venha descobrir o passo a passo para efetivar seu cadastro.
Como ter acesso aos serviços do SUS
Para ter acesso aos serviços do sistema de saúde pública, é necessário que a pessoa tenha o Cartão Nacional de Saúde (CNS), também conhecido como Cartão SUS. O documento, emitido pelo Governo Federal, garante o acesso a procedimentos médicos de forma gratuita para todos os brasileiros e estrangeiros no território. Para retirar o Cartão SUS, é necessário que a pessoa tenha em mãos os seguintes documentos:
● Documento de Identificação com foto (RG, CNH ou passaporte)
● Certificado de Pessoa Física (CPF)
● Certidão de Nascimento ou Casamento
● Comprovante de Residência atualizado
A retirada do Cartão SUS pode ser feita tanto de forma presencial, quanto on-line. Para ter acesso a versão física, a pessoa deve ir, com os documentos pessoais necessários, à uma Unidade Básica de Conservação (UBS) mais próxima ou na Secretaria de Saúde de sua cidade.
A versão digital do Cartão SUS pode ser obtida diretamente pelo Meu SUS Digital. O aplicativo é uma solução para melhorar o acesso às informações pessoais de saúde. Caso necessário, pode ser feito o download do cartão digital para a impressão.

Por que se cadastrar no SUS?
O SUS traz uma segurança em questão de qualidade de vida, assegurando que qualquer cidadão brasileiro terá acesso gratuito aos atendimentos oferecidos na rede pública. “O cadastro, ele vai garantir que o cidadão seja incluído no sistema, permitindo o acompanhamento da sua saúde de forma contínua. Então é muito importante ele ter esse cadastro, porque a pessoa só pode ser atendida se ele tiver o Cartão do SUS”, diz o médico radiologista do Centro Especializado Papaléo Paes, Achiles Campos, de 53 anos.
O médico também reafirma a importância do registro até mesmo para pessoas com planos de saúde particulares, que podem precisar do SUS em algum momento. Alguns planos não cobrem determinados medicamentos, tratamentos prolongados e/ou procedimentos muito caros, fazendo com que a rede pública seja a única opção viável. Além disso, há casos em que hospitais privados encaminham pacientes para o SUS justamente pela disponibilidade de recursos e oferta de serviços especializados
Além disso, o SUS é referência nacional em campanhas de vacinação e em programas de prevenção em larga escala. Essas ações coletivas não costumam ser oferecidas pelos planos de saúde com a mesma rapidez que são ofertadas nos hospitais públicos.
Procedimentos oferecidos pelo SUS
Muito além de consultas e exames, o Sistema Único de Saúde dispõe de uma ampla rede de serviços, que vão desde a atenção básica até procedimentos de alta complexidade, entre alguns dos procedimentos oferecidos pelo SUS estão:
● Básica complexidade: consultas em várias especialidades médicas, exames básicos (como sangue e urina), pediatria, ginecologista, urologista, obstetra, dentre outros;
● Média complexidade: exames mais como ressonância magnética, acompanhamento psiquiátrico, fisioterapia, cirurgias ambulatoriais, etc.;
● Alta complexidade: procedimentos cardíacos, oncológicos, transplantes, quimio e radioterapia, procedimentos neurológicos complexos, cirurgia bariátrica, entre outros procedimentos.
Além disso, muitos procedimentos de alta complexidade são realizados exclusivamente pelo SUS, já que o sistema concentra tecnologias e tratamentos que não estão disponíveis na rede privada. É o caso do fornecimento de medicamentos de alto custo externos ou exclusivos do governo. A medicação para tratamento de hanseníase é um exemplo dessa situação, pois as pessoas acometidas pela doença só conseguem a medicação via SUS.
Esse acesso centralizado garante que todos os cidadãos, independentemente de sua condição financeira, tenham a possibilidade de tratamento adequado. Um dos princípios básicos que dirige o SUS é a universalidade. Dessa forma, todos os brasileiros têm direito ao acesso à saúde pública. Então não se preocupe, o SUS foi feito para você!
*Matéria produzida na disciplina de Redação e Reportagem II ministrada pelo professor Dr. Alan Milhomem.



Comentários