top of page
  • Foto do escritorGabriela De Matos

II Workshop da década do Oceano-AP traz debates e exposições sobre a importância dos oceanos

Atualizado: 28 de out. de 2022

O evento aborda assuntos sobre a preservação e sustentabilidade dos mares, em especial na região norte. E conta com uma programação infantil para os dias 09 e 10 de junho


(Foto: Copyright AdobeStock)


Acontece desde o dia 06 até hoje, dia 08, II Workshop da Década do Oceano-Amapá. O evento comemora o Dia Mundial do Oceano, que acontece nessa mesma data. O workshop está sendo transmitido através do Canal Vuumbora da UEAP (https://www.youtube.com/channel/UC74Ag7fuPo1ZiLPHEhiNmDg). E contará também com uma Exposição Científica e Contação de Estórias, voltado em especial para o público infantil, que acontecem nos dias 10 a 12 de junho no Museu Sacaca.


O evento é organizado pela Dra. Valdenira F. dos Santos, pesquisadora do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEAP), Dra. Raimunda Kelly Silva Gomes, Pró-Reitora de Extensão da Universidade do Estado do Amapá (UEAP) e, pela Profa. Janaína Freitas Calado, professora do Colegiado de Ciências Naturais,0 da UEAP.


Janaína conta que a proposta do workshop é promover a cultura oceânica no estado do Amapá e realizar essa conscientização da população de modo geral, “o publico alvo é a sociedade em geral, mas especialmente pessoas que pensam em trabalhar com ciências do mar. A gente vai ter dois momentos, um mais científico acadêmico que é voltado para essas pessoas, mas é aberto para quem quiser assistir, e tiver curiosidade. E o segundo momento é no museu, para população de uma maneira geral, conhecer, ver e tirar dúvidas do que se trata”, conta a coordenadora.


Em 2016, foi descoberta uma estrutura de Recifes, que são essenciais para a vida marinha, na foz do rio Amazonas, e podem ser encontradas a 100 quilômetros da costa. Essa descoberta mostra como a população do estado deve saber sobre a importância ambiental dos oceanos, e valorização da saúde e preservação dos mares. Entretanto, essa é uma questão pouco discutida, “o Amapá tem um vasto litoral ali, todo banhado pelo oceano com uma relação com manguezais muito forte e que é pouco discutida, muito pouco conversada e representada essa importância para a população do Amapá como um todo, então esse é o nosso trabalho, essa é a ideia do Workshop, trazer essa importância dos oceanos para o Amapá, e além disso pensar também em políticas públicas que atendam e que favoreçam essas comunidades litorâneas e também nós que estamos aqui”, declara Janaína. E, completa “nós dependemos enquanto humanidade dos oceanos”.


Memória do I Workshop da Década dos Oceanos-Amapá, realizado em 2021

(Foto: Canal Vuumbora)


O workshop conta com seis sessões que abordam os desafios da região do litoral amapaense. Os temas passeiam por questões como as mudanças climáticas e como isso afeta a região, até temas da economia local, como é o caso da sessão “A pesca, os pescadores e o mar”. Os debates encerram hoje, com uma palestra da representante do Grupo de Apoio à Mobilização para a Década-Região Norte (GAM-NO).

A coordenadora Valdenira, lembra a importância econômica que os oceanos têm para a região amapaense, “A questão econômica que a gente tem que lembrar, é que a gente tem uma matriz econômica que é dependente das águas, dependente principalmente da navegação, a chegada e saída dos nossos produtos se dá pelo estuário do rio amazonas a nossa exportação, grande parte é por portos que dependem dessa hidrovia que sai pelo mar e atinge os comércios internacionais”.

Foto divulgação-Década do Oceano Amapá 2022 (Foto: Instagram @iepalasa)


Janaína conta que os problemas da costa do Amapá são muitos, e são os mesmos desafios debatidos em todo o mundo. No caso do estado amapaense, é necessário dar mais visibilidade para o tema e os desafios aqui são a poluição por microplástico, as mudanças climáticas afetando a costa, a erosão, a pesca predatória e a pesca industrial em larga escala assim como a exploração do petróleo. “Então esses são os principais problemas e desafios e, principalmente, também, essa invisibilidade, a gente precisa trazer, tornar visível o oceano, o litoral do Amapá pra que mais pessoas conheçam, pra que mais pessoas lutem e que consequentemente mais políticas públicas sejam implementadas nesses espaços”, nos conta Janaína.





Proclamada no ano de 2017, pelas Nações Unidas, após a primeira avaliação mundial dos oceanos, a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável estende-se pelos anos de 2021-2030 e tem o objetivo de conscientizar a sociedade em geral sobre a importância da ciência oceânica. A década foi criada pela urgência de se ter um gerenciamento da sustentabilidade dos oceanos.






II Workshop da Década do Oceano-Amapá (II do AP)


Inscrições gratuitas até 08/06/2022


Link do Canal Vuumbora-UEAP


Atividades presenciais- Museu Sacaca


EXPOSIÇÃO CIENTÍFICA

Local; Auditório do Museu Sacaca

Data: 10 a 12 de Junho 2022

Horários: Dia 10 - 10h00-17h00

Dias 11 e 12 -09h00 - 17h00


CONTAÇÃO DE ESTÓRIAS

Local; Espaço Samaúma

Data: 10 a 11 de Junho 2022 Horário: 14h30 - 17h30


0 comentário
bottom of page