top of page

Dicas de garimpo: conheça os brechós físicos de Macapá

  • Foto do escritor: AGCom
    AGCom
  • há 6 horas
  • 4 min de leitura

A economia sustentável cresce na capital do Amapá, e peças de segunda mão ganham espaço nos guarda-roupa.


Por Ágatha Corrêa e Édala Costa*

Os brechós costumam possuir peças não mais produzidas e itens de colecionador. Foto: Édala Costa.
Os brechós costumam possuir peças não mais produzidas e itens de colecionador. Foto: Édala Costa.

Com preços mais acessíveis, peças vintages exclusivas e a possibilidade de renovar o armário de forma consciente, a moda sustentável tem ganhado espaço em Macapá. Segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), em 2023, o Brasil contava com 118.778 brechós ativos, um crescimento de 30% nos últimos cinco anos. A capital amapaense acompanha esse cenário, com empreendedores locais transformando o mercado de roupas de segunda mão em renda.


A proprietária do Bella Brechó Macapá, Eliete Fernandes, ressalta as vantagens da moda circular. “Você tá com um custo-benefício maravilhoso, se vestindo muito bem. Se tu já pensou uma blusa, por exemplo, uma camisa social, eu já fiz a comparação de uma blusa muito linda que eu tenho aqui, e na loja é 120 reais e a minha é 30/35 reais, então olha só o que brechó te proporciona, o que a moda circular te proporciona”. 


Por que é benéfico adotar a moda circular?


Além de oferecer preços acessíveis e itens "exclusivos", a moda circular desempenha um papel fundamental na redução dos problemas associados ao fast fashion e às lojas de departamento, como a poluição ambiental e as acusações de trabalho análogo à escravidão. A constante produção de roupas por grandes marcas de moda gera diversas consequências ambientais, como o descarte inadequado dos materiais usados na fabricação das peças. 


Roupas de fast fashion que foram despejadas no oceano.  Foto: Kevin McElvaney / Greenpeace.
Roupas de fast fashion que foram despejadas no oceano. Foto: Kevin McElvaney / Greenpeace.

Com a volta da moda dos anos 90 e 2000, muitos jovens também passaram a garimpar peças e a se inspirar na estética retrô, para além dos preços baratos, as peças garimpadas também expressam a vontade de ser autêntico num período de padronização da indústria têxtil pelo capitalismo.


Eliete Fernandes afirma que a moda cíclica é tendência. “E essa moda vintage tá tão em alta que pra mim não vem mais e fica muito [no brechó], antes vinha jaqueta jeans, vinha calça, a wid-leg, hoje não vem mais tanto, porque tá em alta. Por quê? Por causa da qualidade”, afirma. Além disso, por se tratar de uma cultura circular, os brechós possuem peças não mais produzidas e itens de colecionador, que podem ser barganhados durante suas exposições em feiras livres e em sites on-line. 


Mas é preciso ficar atento para ter um bom resultado nas escolhas das peças de brechós. Veja algumas dicas: 


• Observe costuras e etiquetas!  Pois são indicadores de qualidade e originalidade;

• Prove sempre! Já que modelagens antigas podem variar de tamanho;

• Vá com tempo de sobra! Os melhores achados exigem paciência e olhar atento;

• Não tenha medo de negociar!  Em muitos brechós, o preço pode ser ajustado.


Além do Bella Brechó Macapá, visitamos outros lugares para garimpar na cidade, e selecionamos brechós que funcionam de maneira física em Macapá:



Foto: Édala Costa.
Foto: Édala Costa.

Brechó Macapá 

Localização: Avenida Fab, 2882, bairro Santa Rita.


Horário de funcionamento: segunda à sexta-feira, das 9h às 17h; sábado das 9h às 14h. 


Com ambiente climatizado e a uma boa divisão nas araras, o Brechó Macapá possui roupas etiquetadas o que evita confusão acerca dos preços. As peças são muito bem cuidadas e uma curadoria mais puxada para o “vintage”. É uma boa pedida para pessoas que não são muito adeptas a uma procura longa pelas suas roupas, já que o ambiente do brechó é bem organizado e dividido. Com preços variando entre R$15,00 e R$ 200,00, conta com uma coleção de vestuário feminino e masculino.


Bella Brechó Macapá

Foto: Ágatha Corrêa.
Foto: Ágatha Corrêa.

Localização: Rua Tiradentes, 1284, Centro.

Horário de funcionamento: segunda à sexta das 9h30 às 17h; sábado das 9h30 às 14h.


O Bella Brechó trabalha com roupas novas e seminovas. As peças são adquiridas fora do estado do Amapá e o ambiente da loja é climatizado. O carro chefe são os casacos de frio femininos e, inclusive, saímos de lá com um casaco de pele super fofo com zíper, e uma camisa de manga longa de tricô na cor bege. O primeiro por 40 reais, e a segunda peça por 35 reais. Apesar de possuir foco em roupas femininas, logo mais será adicionada uma seção destinada para a moda infantil. O Bella Brechó também possui sede em Santana, pois a proprietária é da cidade vizinha.


Brechó da Chirley

Foto: Ágatha Corrêa.
Foto: Ágatha Corrêa.

Localização: em frente ao CRAS União no barro Perpétuo Socorro.

Horário de funcionamento: segunda à sábado, das 9h às 18h.


O Brechó da Chirley segue a linha clássica de brechó de bairro. Dos brechós visitados, o empreendimento da Chirley é o que possui maior acervo, com peças variando de moda dos anos 2000 a fantasias infantis e de carnaval. Por isso, a melhor forma de garimpar no lugar é reservando um dia especial para encontrar os melhores achados, como foi nosso caso. O diferencial dele entre todos os brechós que visitamos são os preços. Saímos de lá com um sapato da marca Sapatinho de Luxo por 15 reais, dois cintos por 10 reais e um blazer terracota lindo, por 10 reais! 


Malu Brechó 

Foto: Édala Costa.
Foto: Édala Costa.

Localização: Avenida Leopoldo Machado, 4049, bairro Beirol.


Horário de funcionamento: segunda à sexta das 09h às 12h e das 15h às 19h. Aos sábado, o brechó funciona das 

E aos sábados das 9h às 12h.


Com bolsas charmosas e acessórios dignos dos anos 2000, em exposição na garagem da irmã de Vanilda dos Santos, dona da loja, o Brechó da Malu possui uma aparência bem simpática e preços bem acessíveis. Além de vender roupas, o lugar tem um diferencial de possuir um balcão destinado unicamente a bijuterias, e dos brechós que visitamos é um dos poucos que vende roupas de academia e biquínis. 


Brechic 

Foto: Édala Costa.
Foto: Édala Costa.

Localização: Rua São Paulo, bairro Pacoval.


Horário de funcionamento: segunda à sexta.


Com um vasto acervo, dos brechós que visitamos o Brechic é o que possui mais roupas de marca em sua curadoria. Marcas como Melissa e Nike podem ser encontradas no lugar. Diferente dos outros, a proprietária Olinda não trabalha com peças de fora do estado e todas as suas roupas são compradas de suas amigas.


*Matéria produzida na disciplina de Redação e Reportagem II ministrada pelo professor Dr. Alan Milhomem.

Comentários


WhatsApp Image 2022-05-15 at 14.41.58 (1).jpeg
  • Branca ícone do YouTube
  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram
bottom of page