top of page
  • Foto do escritorMartha Sophia

Projeto Geladeira Solidária alimenta famílias durante a pandemia

Atualizado: 29 de ago. de 2021


Mara e sua filha Tirza, idealizadoras do projeto. (Foto: Martha Sophia)

A geladeira solidária é um projeto pessoal, sem fins lucrativos, que acontece todo sábado a partir das 12h, oferecendo doações de alimentos e marmitas para a comunidade carente do conjunto Mônaco, localizado na zona sul de Macapá. Com o início da pandemia, o desemprego e a inflação no preço dos alimentos, acometeram milhões de brasileiros com uma crise financeira, os alimentos ficaram mais caros, o preço da comida subiu e muitas pessoas reduziram o consumo, ou acabaram fazendo substituições no cardápio.

O projeto foi criado pela família de Mara Cristiane Pantoja, em abril de 2020, com a proposta de ajudar pessoas durante o momento caótico da pandemia. A família é composta por 4 pessoas, que são os idealizadores da ideia.

Foi a filha caçula de 13 anos, Tirza Pantoja, que inspirou a família inteira a tomar essa atitude solidária. “Esse projeto surgiu por causa que muitas pessoas, todos os dias, vinham na minha casa pedir comida, não eram poucas, eram muitas. Então eu pensei, por que não ajudar? Lancei um desafio para minha mãe e ela aceitou”, explicou.

Menina escolhendo o alimento não perecível. (Foto: Martha Sophia)

Mara e família preparam marmitas e contam, também, com algumas doações de alimentos que mantêm o projeto ativo. A geladeira que abriga doações e quentinhas fica em da residência da família Pantoja, distribuindo um marmitex e um alimento não perecível, como macarrão, feijão e enlatados. “O que a gente faz é o mínimo, de ter um olhar com o próximo. Não é fácil ver alguém não ter o que comer, qualquer um se sensibiliza com a situação”, comentou Mara.

Muitas crianças buscam os alimentos. (Foto: Martha Sophia)

Eldelândia é uma das pessoas que buscam pelo projeto, é mãe de quatro meninas, está desempregada e todo sábado busca pelas doações da geladeira solidária. “eu não trabalho, moro sozinha com minhas filhas e dependo do bolsa família. É muito bom, às vezes nem temos alimento em casa.” Relatou a dona de casa.

Com a vacinação aumentando e a normalização acontecendo aos poucos, a família explica que a geladeira solidária continua ativa até o mês de outubro de 2021. A geladeira solidária é uma ação de empatia e consciência, uma iniciativa que muda vidas com um simples gesto: doar.

O projeto acontece na entrada do conjunto Mônaco, no sentido da rodovia JK.


0 comentário
bottom of page