top of page
  • Foto do escritorFlávio de Sousa

Programa Futuras Cientistas estimula a participação de mulheres na ciência

Atualizado: 28 de out. de 2022

Iniciativa promove a igualdade de oportunidades, estimulando a presença feminina no campo científico.


Por Flávio de Sousa


O “Futuras Cientistas” é um programa do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), que estimula o contato de alunas e professoras da rede pública de ensino com as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. A iniciativa promove a igualdade de oportunidades, estimulando a presença feminina no campo científico.


(Fonte: TVTEC Jundiaí/Imagem: Canva)


A senadora Maria do Carmo Alves menciona a desigualdade entre homens e mulheres e pontua a importância do Futuras Cientistas. “O Brasil é assolado por uma desigualdade de oportunidades entre homens e mulheres tremenda e o programa é um instrumento poderoso para sua redução”, diz a senadora.


Meninas na Computação


A professora do curso de Ciências da Computação na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Patrícia de Araújo, é coordenadora do projeto de extensão “Meninas na Computação” que, em 2019, teve mais de 100 alunas inscritas do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental de escolas públicas.


(Foto: arquivo Patrícia de Araújo)


“O projeto proporciona oficinas para as meninas nas escolas. A gente precisa mostrar para elas que é possível qualquer área que elas queiram seguir”, ressalta a coordenadora do projeto.


(foto: arquivo Patrícia de Araújo)

Para a docente, a diversidade é importante em todas as áreas de conhecimento, mas principalmente, na computação. “É importante termos essa diversidade de gênero na tecnologia”, finaliza.


Futuras Cientistas


Estudantes do 2º ano e professoras do Ensino Médio de escolas públicas estaduais podem participar do programa Futuras Cientistas. As inscrições vão até o dia 17 de outubro, de forma online e gratuita. As participantes selecionadas receberão brindes e bolsa auxílio no valor de R$ 483, além de vivenciar a experiência de fazer ciência.

Entre as atividades previstas estão experiências em laboratórios de pesquisa, desenvolvimento de projetos científicos e workshops interativos.

Para participar do programa Futuras Cientistas, as interessadas devem preencher um formulário e verificar as demais documentações solicitadas no edital.




0 comentário
bottom of page