O prazo para inscrição se iniciou hoje (26) e segue até o dia 1º de março no Centro Didático Parque Aquático Capitão Euclides.
Por Arthur Corrêa
Edição: Fábio Maciel
A natação é o terceiro esporte mais praticado no Brasil, segundo o Ministério do Esporte. E em Macapá, o Centro Didático Capitão Euclides Rodrigues oferta cerca de 420 vagas para novos alunos nesta modalidade. Os interessados devem procurar a Piscina Olímpica, localizada na Avenida Procópio Rola, nº 130, no bairro Santa Rita, para a realizar a inscrição até o dia 1º de março, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
As turmas serão divididas nos turnos da manhã, tarde e noite, para a faixa etária de 6 a 60 anos. Os interessados devem levar as seguintes documentações e cópias: RG, comprovante de residência, laudo médico ou encaminhamento, 03 fotos 3x4, declaração escolar (menores de 18) e comprovante de vacina contra a Covid-19.
Com mais de 30 anos de existência, o local é considerado um dos centros aquáticos mais importantes da natação amapaense, onde os alunos e futuros atletas têm acesso ao esporte de forma gratuita. De acordo com a Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), no ano de 2023, cerca de 699 alunos foram matriculados. Deste total, 15 eram pessoas com Transtorno do Espectro Altista (TEA) e seis eram pessoas com deficiência.
Estudos comprovam que a natação é um exercício capaz de favorecer no desenvolvimento de crianças com TEA, pois trabalha com a coordenação motora, equilíbrio, fortalecimento muscular e aumento da capacidade cardiovascular. Conforme a Sedel, essa demanda tem aumentado significativamente ao longo dos anos. Equipes multifuncionais qualificadas são responsáveis por atender esse público.
“Recebemos todo e qualquer aluno que queira iniciar uma atividade física no meio aquático. Todo aluno que chega a gente faz a ficha dele, fazemos uma pesquisa social a respeito da vida daquela criança, e a partir dessas informações que colocamos elas em diferentes níveis, para que elas tenham um pouco mais de atenção ou um pouco mais de rendimento”, afirma o presidente da Federação de Esportes Aquáticos, Marcos Maciel.
Ainda segundo o presidente, os critérios de cada nível são:
Nível 1: Não sabe nadar e nunca teve contato com a piscina.
Nível 2: Já teve contato com a piscina e sabe nadar o básico (nado crawl).
Nível 3: Nado Crawl e Costa.
Nível 4: Nado Crawl, Costa e Peito.
Nível 5: Nado Crawl, Costa, Peito e Borboleta.
Nível 6: Pré-treinamento.
Nível 7: Treinamento.
Após iniciação ao esporte, a Federação de Esportes Aquáticos é a responsável pelo treino de alto rendimento dos alunos até se tornarem atletas. Dentro da Federação existem outras associações esportivas que cumprem a mesma função, como é o caso da Associação Pororoca e Amapá Natação.
O presidente da Associação, Nadilson Costa, foi premiado no Prêmio Semel Melhores do Esporte 2023 como melhor técnico junto aos seus atletas. O evento teve o objetivo de reconhecer e homenagear atletas, ex-atletas, desportistas, técnicos e federações que tiveram grande representatividade na capital.
A atleta Kalliny Santos, 19 anos, é estudante de Engenharia Civil pelo Instituto Federal do Amapá (Ifap) e está há quatro anos na Associação Pororoca. Ela iniciou no esporte por meio de uma competição escolar e desde então se tornou um destaque na natação amapaense. Ela recebeu o prêmio de Melhor Atleta de 2023 nos campeonatos locais e nacionais.
“Uma grande emoção ganhar, porque isso é um resultado de muita dedicação, tanto minha quanto do meu técnico, que está todo dia lá para dar o treino e puxar a gente quando precisa”, conta.,
Confira o convite do técnico Nadilson Costa:
*Reportagem produzida na disciplina de Webjornalismo ministrada pelo professor Alan Milhomem.
Comments