Outubro Rosa: Ação Dia D na Unifap Incentiva Mulheres à Saúde das Mamas

Evento expôs cartazes e banners sobre prevenção do câncer de mama e realizou serviços como teste de glicemia e medição de pressão arterial.


Por João Roberto Ribeiro


A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), em conjunto com Secretaria de Saúde do Estado, realizou na sexta-feira (11) evento que conscientizou mulheres sobre o cuidado da saúde das mamas. A Ação aconteceu durante manhã e tarde, em frente da Rádio Universitária, e fez parte da Campanha Dia D Outubro Rosa - uma iniciativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), apoiada pelo Ministério da Saúde.


A programação teve o tema "Cada corpo tem uma história: o cuidado com as mamas faz parte dela” e alertou sobre a importância de realizar os exames preventivos e, ainda, explicou a história do tratamento do câncer que mais ocorre entre as mulheres, através de cartazes e banners. Estagiárias e profissionais acadêmicos da Faculdade de Macapá (FAMA), Unifap e de Órgãos Estaduais orientaram os visitantes acerca da prevenção.


Programação alertou sobre a importância de realizar exames preventivos. Foto: Fábio Maciel

Jéssica Meneses, representante do Departamento e Desenvolvimento de Pessoas, afirmou que "a PROGEP é uma unidade que, além de cuidar da questão burocrática dos servidores, cuida inclusive da saúde de cada um deles". Além disso, o Geap - Autogestão em Saúde esteve presente e ofereceu teste de glicemia e medição da pressão arterial. "Esses procedimentos realizados são de triagem, quer dizer, muitas vezes a pessoa tem tendência a ter hipertensão, diabetes e não sabe; então serve como alerta para cuidar da sua saúde, procurar o atendimento médico para que possa ser encaminhada para o serviço determinado", explica a acadêmica de enfermagem da Faculdade Fama Jéssica Moraes Barbosa.


Em parceria com a Coordenação de Fisioterapia, houve também a apresentação da atividade de Ginástica Laboral em que alunas, professoras e servidores terceirizados participaram interativamente.





Campanha Dia D Outubro Rosa FOTO: Martha Sophia

Câncer de Mama e Prevenção


Outubro Rosa é uma Campanha de prevenção e tratamento contra uma das doenças que mais afetam mulheres no mundo: o câncer de mama. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 1 de 4 tipos de câncer que afetam as mulheres é de mama; e a taxa é de 56,2 casos para cada 100 mil mulheres.



Não há sintomas na fase inicial da doença, contudo, quanto mais cedo for seu diagnóstico, maior são as possibilidades de tratamento. Como prevenção, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) e o Ministério da Saúde estabelecem que a mulher faça o autoexame, e aquelas acima de 50 anos realizem a Mamografia a cada dois anos. Há entidades pesquisadoras de câncer que incentivam as mulheres a realizarem a mamografia a partir dos 40 anos, com periodicidade anual.





Câncer de Mama nos Homens


Sim, os homens também tem glândulas mamárias e hormônios femininos, em pequena quantidade, obviamente. Então, apesar de raros (Em 100 mulheres diagnosticadas com câncer de mama, apenas 1 homem apresenta o mesmo diagnóstico), há casos em que o câncer é diagnosticado, geralmente, em indivíduos do sexo masculino com mais de 60 anos. As chances aumentam quando há linhagem cancerígena na família. Por conta da raridade, não é realizado o rastreamento (mamografia) do tumor. Portanto, o homem deve ficar atento ao próprio corpo, principalmente em alguns sinais: caroço, secreção ou retração no mamilo etc.


Em casos de diagnose desses sintomas, a pessoa deve procurar atendimento especializado nos seguintes locais:


Hospital Alberto Lima. Contato: (96) 3131-2439

Ijoma – Instituto Joel Magalhães. Endereço: Av. Dr. Silas Salgado – Santa Rita .

Hospital de Amor Macapá. (96) 3251-9009



0 comentário