top of page

Trancistas de Macapá: Quem são e onde se encontram?

  • Foto do escritor: AGCom
    AGCom
  • há 1 hora
  • 4 min de leitura

Conheça os profissionais que dão forma, identidade e cultura às tranças na região

amapaense.


Por Isadora Cristina e Italo Gustavo*


Em Macapá, as trancistas ganham cada vez mais destaque por transformarem cabelos em expressões de identidade, cultura e autoestima. Espalhadas por diferentes bairros da capital amapaense, essas profissionais unem tradição e estilo, oferecendo cuidados que vão além da estética. Saiba quem são, onde encontrar e como escolher trancistas de qualidade que valorizam a beleza e fortalecem a representatividade com técnicas, espaços únicos e memoráveis.


Studio Kethy Braids


Kethellem busca elevar a autoestima de suas clientes. Foto: Reprodução / Instagram.
Kethellem busca elevar a autoestima de suas clientes. Foto: Reprodução / Instagram.

Kethellem Pires Dias, 22 anos, realiza seus atendimentos em casa e também a domicílio. Seu compromisso vai além do dinheiro, ela busca elevar a autoestima de suas clientes, que assim como ela, são mães e podem se sentir mais bonitas, apesar das mudanças da maternidade. ‘’Depois que eu descobri que eu poderia ser trancista e proporcionar para as minhas clientes autoestima, é uma coisa muito boa para mim porque eu vejo o prazer que elas sentem, sabe? Eu vejo os olhinhos delas quando se veem no espelho se achando bonita e tal. E gosto muito de transformar’’, afirma.


Apesar do pouco tempo atuando na área, Kety busca cada vez mais se aperfeiçoar e entregar o melhor resultado para seus clientes. ‘’E eles deixam avaliação sobre o meu trabalho, falam que gostou muito. Eu também pergunto assim se eles acham que eu tenho que melhorar mais em alguma coisa. Eu sempre tento deixar ao máximo meus clientes bem confortáveis, sabe? Aí quando passo os dias, eu vou privado da pessoa, pergunto como é que tá sendo, se seguiram as minhas dicas de cuidados, se está se sentindo bem ainda, se tá tudo bem com as tranças, sabe?’’, conta.


Os atendimentos são de segunda à sábado, somente com hora marcada de 8h às 18h. Ao entrar em contato, um texto automático é enviado explicando como funcionam os agendamentos para evitar complicações e realizar possíveis reembolsos. ‘’Caso o cliente não tenha gostado do resultado final por ser a primeira vez que tenha feito tranças, geralmente proponho uma manutenção gratuita e, assim, na manutenção dou o meu máximo para entregar o melhor resultado possível para esse cliente’’, garante.


Katy está no Instagram com o perfil profissional @studio_kethybraids


RV Braid Studio


Rafael atua há 8 anos com tranças. Foto: Reprodução / Instagram.
Rafael atua há 8 anos com tranças. Foto: Reprodução / Instagram.

Rafael Vilhena possuí um salão repleto de personalidade e carisma. Atuando profissionalmente há 8 anos, seu perfil nas redes sociais é caracterizado pela cor amarela marcante, no qual divulga com alegria seus clientes nas fotos. Com um atendimento diferenciado e acolhedor, já atendeu clientes que enfrentavam luto de pessoas próximas, que sofreram violência doméstica e ofereceu abraços e espaços para desabafar.


Ele sempre permite um espaço para o diálogo, sendo alguém que ouviu diversos relatos e já atendeu clientes com diversos problemas e comorbidades. Rafael sempre mantem o contato com seus clientes por meio de um grupo no WhatsApp para oferecer apoio, reforçando, principalmente, para essas mulheres um ambiente acolhedor, sem um atendimento robótico.


“O que mais me inspira é mostrar para aquelas pessoas que duvidaram de mim que eu posso fazer a diferença no meio que eu trabalho, e que eu posso ser uma pessoa melhor a cada dia, que eu posso fazer pessoas evoluírem através de mim. Posso fazer pessoas mudarem o olhar do cabelo que elas têm naturalmente. Porque hoje eu luto para que mulheres, pessoas, homens, crianças, possam usar seu cabelo natural, para não ser mais pessoas reféns do bullying que elas sofrem”, afirma.


Rafael está no Instagram com o perfil profissional @rv_braidstudioap.


Negras Braid

O foco é elevar a autoestima dos clientes. Foto: Reprodução / Instagram.
O foco é elevar a autoestima dos clientes. Foto: Reprodução / Instagram.

Alliny Braga, 27 anos, é uma talentosa trancista que atua na profissão há 5 anos e tem como missão transformar a autoestima de seus clientes por meio de seu trabalho. Para Alliny, a felicidade de quem senta em sua cadeira é prioridade. “Sempre digo para minhas clientes: autoestima em primeiro lugar. Investir em nós mesmas não é luxo, é cuidado, elegância e amor próprio”.


No salão há um diferencial, Alliny é especialista em técnicas como entrelace costurado, nagô, box e braids jumbo. Além de trabalhar como designer de sobrancelhas e aplicadora de cílios.


Sua principal inspiração no ramo vem da força de seus clientes, atendendo não só mulheres. Ela acredita na resistência e identidade de pessoas negras, e motiva outras mulheres a seguir sua carreira profissional, com dignidade e honestidade acima de tudo.


Alliny está no Instagram com o perfil profissional @negras_braid


Braids Gabs

O foco é na saúde capilar. Foto: Reprodução / Instagram.
O foco é na saúde capilar. Foto: Reprodução / Instagram.

A trancista Gabi Almeida, apesar da pouca idade, gerencia com dedicação e cuidado o salão Braids Gabs, onde atua há mais de dois anos. Seu maior diferencial está na forma como compreende e acolhe seus clientes. “O que torna o estúdio especial é a especialização em diversas técnicas de tranças, o atendimento personalizado e o cuidado com a saúde capilar, sempre utilizando produtos de qualidade”, destaca Gabi.


O Braids Gabs é mais do que um salão, é um espaço seguro, acolhedor e livre de padrões de beleza. Aqui, cada cliente é respeitado em sua individualidade, fortalecendo a autoestima por meio da valorização da estética preta.


Entre os estilos oferecidos, a trança nagô desenhada se destaca. Além do visual marcante, carrega um forte simbolismo cultural e ancestral, representando com orgulho a beleza e a resistência da cultura negra.


O contato profissional no Instagram é @braidsgabss.


Lilou Hair


Foto: Reprodução / Instagram.
Foto: Reprodução / Instagram.

Criado e idealizado por Lilian Pantoja e Lorena Picanço, inicialmente apenas com uma cadeira, espelho e muita vontade de fazer dar certo, atua há 7 anos transformando cabelos e autoestima, além de ser referência em camuflagem e durabilidade, o estúdio oferece cursos que ensinam e reforçam a beleza da identidade negra.


O estúdio Lilou Hair fortalece uma imagem divertida e atraente para o público. Seu espaço é caprichado com detalhes e formatos diferenciados, e seu atendimento é único, via WhatsApp para mais contatos.


O contato profissional no Instagram é @ lilouhair_


*Matéria produzida na disciplina de Redação e Reportagem II, ministrada pelo professor doutor Alan Milhomem.

Comentários


WhatsApp Image 2022-05-15 at 14.41.58 (1).jpeg
  • Branca ícone do YouTube
  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram
bottom of page