top of page
  • Foto do escritorSarah Lopes

Obras do parque do centro do mundo causam transtornos ao redor

Atualizado: 8 de abr. de 2023

Tapumes de metal colocados para proteção da obra atrapalham a circulação de ciclistas e pedestres.


Por Sarah Lopes


Placa com descrições sobre a obra. Foto: Sarah Lopes

Obra que iniciou no dia 23 de agosto de 2022 pretende a entrega de uma área de lazer, com incentivo ao esporte, turismo e consciência ambiental. Com investimentos de 20 milhões, exclusivos do tesouro municipal, a área de 50 mil metros quadrados abrange o antigo estacionamento do sambódromo. No entanto, os tapumes de metal colocados para delimitar a área de obras estão causando transtornos para pedestres que precisam transitar pela área e que dependem do transporte público, em consequência que o tapume de metal prejudica a visualização plena dos ônibus, veículos e ciclistas.

Print retirado do perfil do Instagram da prefeitura. Foto: Giovana Moramay

Emanuelle Moramay que passa pela via todos os dias para conseguir chegar a sua residência decidiu registrar uma reclamação no perfil do Instagram da prefeitura de Macapá, e explicou o motivo da sua atitude.


"Eu ficava incomodada de ver as pessoas tendo que andar por lá. Mesmo eu passando de carro, fiquei muito preocupada. A noite tudo piora, pois além de ser escuro, o fluxo de carro é intenso."


Na reclamação também colocou a situação que mais lhe incomodou, pois, viu uma mãe com seu filho tendo que disputar a via com os veículos que transitam pela rodovia JK, onde era nítido pelas suas expressões o medo estampado, logo as calçadas estão cobertas pela tapumes de metal colocados pela prefeitura.


Tapumes de metal em cima da calçada. Foto: Sarah Lopes

O secretário municipal de Obras e Infraestrutura de Macapá, Cássio Cruz, ao ser questionado pelos tapumes de metal colocados na calçada explicou que "o tapume é um mecanismo de proteção, tanto para pessoas não adentrarem a área para roubo ou curiosidade. Também é para o benefício em segurança da população, e dos equipamentos pesados que se trabalham dentro da área, e por consequência disso tem todo um sentido em relação ao fechamento da obra com os tapumes".


As calçadas formalmente conhecidas por passeios destinados ao uso público tem como função a garantia de liberdade para o pedestre de ir e vir, a autonomia e a segurança da circulação de pessoas.


Com o uso frequente de pedestre na calçada da área em obras surgiu o questionamento sobre a recolocação dos tapumes de metais, para que então essas pessoas conseguissem circular de forma segura por esse trajeto. "O uso do tapume contempla toda a área de obra, desta forma a calçada também vai sofrer uma revitalização que vai se adequar ao projeto arquitetônico da praça". Mas o secretário explicou o motivo dos tapumes continuarem na calçada.


PARQUE CENTRO DO MUNDO

Planta completa do ‘Parque Meio do Mundo’. Foto: Reprodução Semob/PMM

O novo parque apresentará à população áreas como a estação de saúde que será destinada à prática de atividades físicas. Haverá também o caramanchão que será construído para abrigo em áreas verdes. Outras áreas presentes no projeto são o sobreiro, com o objetivo de proteção solar, a área de administração e estação de tratamento, os quiosques destinados a vendas, o chafariz, a área infantil, o bicicletário e a selvinha.


A data prevista para entrega do parque é para dezembro de 2023, que engloba o Monumento Marco Zero, que marca a Linha do Equador, o Estádio de futebol Milton de Souza Corrêa, o Zerão, e o Sambódromo.


Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no site da prefeitura:

https://macapa.ap.gov.br/dr-furlan-apresenta-projeto-arquitetonico-do-parque-meio-do-mundo-em-macapa/





0 comentário
bottom of page