top of page
  • Foto do escritorBreno Pantoja

Ecoponto promove sustentabilidade e estimula o descarte adequado de resíduos no Amapá

A ação acontece no último sábado de cada mês. A iniciativa reduz o volume de materiais no aterro sanitário de Macapá.


Por Breno Pantoja


Ecoponto promovido pelo movimento Lixo Zero. Foto: Breno Pantoja

Com o crescimento populacional nas últimas décadas, o destino do lixo tornou-se um grande problema ambiental e de saúde pública. Uma alternativa é a reciclagem, que é o processo de transformação dos resíduos sólidos, que reutilização e transforma as propriedades físicas, biológicas dos materiais, visando à sua transformação em novos produtos para o consumo. No Amapá, o Movimento Lixo Zero realiza ações do Ecoponto desde de outubro de 2020, a partir de então, o Movimento realiza ações mensais com o intuito de promover conscientização ambiental e, claro, reduzir o volume de materiais entregues ao aterro sanitário de Macapá. Mas afinal, para onde vai o material entregue no ecoponto?


Reduza, Reuse e Recicle. Foto: Breno Pantoja

Sâmela Ramos é voluntária do movimento Lixo Zero desde 2021. Durante o mês, ela armazena os resíduos e separa por categoria antes de levar ao Ecoponto. Na hora de separar o plástico, Samela separa o pet do plástico mole, latinhas e vidros, que serão destinadas às empresas em Macapá que realizam reciclagem desse tipo de material. Uma medida que impede que resíduos sólidos, que podem ser reutilizados, sejam tratados como lixo. Diferente do lixo que não pode ser reaproveitado, o resíduo é tudo aquilo que ainda pode ser reciclado e reutilizado.


A reciclagem é uma das maneiras mais eficazes de proteger a biodiversidade e os recursos naturais. É importante tanto para o Meio Ambiente, quanto para as pessoas, é uma ação continuada de coleta e processamento de resíduos que de outra forma seriam jogados como lixo; mas que podem ser reaproveitados e transformados em novos produtos.

Voluntários separando os resíduos no Ecoponto. Foto: Breno Pantoja

Reciclar ajuda a conservar os recursos naturais como madeira, água. Reciclar evita a poluição, reduz as emissões de gases de efeito estufa que provocam por exemplo a mudança climática, mantendo os Ecossistemas mais saudáveis para as próximas gerações.


A importância de separar os resíduos em casa é muito importante, pois quando fazemos em casa, agiliza o trabalho dos voluntários. É importante para quem quer começar a reutilizar e a reciclar os materiais, aprender a fazer a separação correta antes de levar na ação”, diz Samela Ramos.


Sâmela Ramos, Voluntária do movimento Lixo Zero. Foto: Breno Pantoja

Parceiros e empresas quem realizam essa destinação adequada. Assim, o Movimento acaba sendo um elo de ligação entre quem quer destinar e quem recebe esses objetos.

A importância dessas ações é sensibilizar a sociedade sobre os resíduos sólidos, que é um grande problema no mundo. Precisamos urgentemente de ações locais para que essa realidade mude. O Ecoponto é realizado por meio de parceria com o Senac e outras instituições. É um desafio levar essa sensibilização”, complementa Nicole Santos, voluntária e embaixadora do projeto.


Nicole Santos, Voluntária e Embaixadora do movimento. Foto: Breno Pantoja

Para quem tiver interesse em participar das próximas ações como voluntário, basta preencher o formulário de inscrição disponível no Instagram do Movimento Lixo Zero (@lixozero.ap). Após fazer a inscrição, organizadores entram em contato para repassar as informações.


Voluntários na Ação do Ecoponto. Foto: Breno Pantoja

A última ação ocorreu no dia 29 de abril no espaço cedido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). O próximo deve acontecer no dia 27 de maio.



0 comentário
bottom of page