O sangue total coletado é submetido a uma série de etapas antes de ser liberado para utilização em pacientes receptores.
Por Cássia Lima
"Eu estou feliz em ter a oportunidade de ajudar alguém nesse ato de amor ao próximo", destacou a doadora de sangue Sthefany Lima, de 28 anos. Ela é uma das voluntárias do Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap). O processo de coleta de sangue é um dos muitos que o instituto realiza para garantir a qualidade do sangue.
O Hemocentro possui 26 anos de criação e tem 180 mil doadores de sangue cadastrados, sendo 20 mil doadores de repetição que frequentam de forma mais regular o instituto. Além disso, tem 33 mil doadores de medula óssea cadastradas e realizou em 2022 cerca de 199 transfusões, apenas no prédio do instituto.
Esse fluxo todo segue um padrão meticuloso de testes para garantir a qualidade do sangue doado, é o que explica a biomédica e diretora técnica do Hemoap, Hellen Bitencourt.
“Nós possuímos o ciclo do doador e o ciclo do sangue, ambos têm etapas obrigatórias de testes e exames para garantir a confiabilidade e qualidade do sangue doado, visto que um hemocomponente errado pode, infelizmente, levar um paciente receptor ao óbito”, destacou.
De acordo com a profissional, desde o processo de doação, processamento, etapas de fracionamento, preparo final e ato transfusional, existe um prazo de 48h para o sangue do doador chegar até o paciente receptor.
Ciclo do doador
Toda pessoa apta a doar sangue passa por 4 etapas no Hemoap, são elas:
Identificação/Cadastro: Apresentação de documento de identificação oficial com foto para o cadastro, além da informação de endereço atual;
Triagem hematológica: Verificação de sinais vitais e hemoglobina/hematócrito, testes rápidos;
Triagem clínica: A avaliação é completada pela entrevista individual, confidencial e sigilosa. O candidato deve estar consciente de que não deve esconder doenças que já teve ou aspectos de seu comportamento sexual.
Coleta de sangue: Ocorre após aprovação do doador em todas as etapas e demora no máximo 15 minutos.
Coleta
A coleta é feita por equipe capacitada e sob supervisão médica ou de enfermeiro, para garantir o bem estar do doador. O material utilizado é descartável. O sangue é coletado em uma bolsa estéril que seguirá para o fracionamento, enquanto uma pequena amostra desse sangue seguirá para exames laboratoriais obrigatórios.
A quantidade de sangue a ser coletada na bolsa é estabelecida durante a triagem clínica e varia para cada pessoa, pois depende de vários fatores analisados, mas não ultrapassa 400 mL e, portanto, não causa prejuízo à saúde do doador. Além da bolsa, são coletadas as amostras para os testes laboratoriais.
Ciclo do sangue
O sangue total coletado é submetido a uma série de etapas antes de ser liberado para utilização:
a) Fracionamento: É a separação do sangue em hemocomponentes que são as hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado. Todos os hemocomponentes são armazenados em condições específicas para sua adequada preservação e uso.
b) Exames Laboratoriais: Simultaneamente ao fracionamento, as amostras de sangue coletadas são encaminhadas aos laboratórios do instituto a fim de serem submetidas aos exames. De acordo com os resultados dos testes, os hemocomponentes podem ou não ser liberados para uso.
c) Liberação: Após a realização dos testes laboratoriais, aqueles hemocomponentes em condições de uso são liberados para o estoque.
d) Estoque: Os hemocomponentes liberados para utilização, são armazenados atendendo suas condições específicas e o respectivo prazo de validade.
e) Distribuição: A distribuição é feita para as Unidades de Saúde Públicas do Amapá e do Interior cadastradas no Hemoap, de acordo com a avaliação de suas necessidades e disponibilidade dos hemocomponentes, mediante requisições formais.
De acordo com o diretor-presidente do Hemoap, Eldre Lage, as etapas são fundamentais para, não apenas separar os hemocomponente, mas também para garantir a separação correta de proteínas presentes no sangue. Uma bolsa de sangue pode ser dividida em até 4 outras, podendo salvar assim 4 vidas.
“Temos um parque de equipamentos modernos que nos garantem a qualidade e certeza total dos componentes e proteínas no sangue de cada pessoa, facilitando assim, o preparo final do sangue para transfusão em pacientes que já acompanhamos, como os pacientes falciformes”, detalhou.
Todo esse processo do ciclo do sangue ocorre no laboratório do Hemocentro e tem duração média de 48h após a coleta de sangue. Ele é realizado em um ambiente de acesso restrito e com segurança coordenada por códigos de barras e qrcode presente no crachá de cada servidor do laboratório. Todas as amostras de sangue analisadas passam por equipamentos mais de uma vez e também por profissionais distintos para evitar qualquer erro humano.
A estudante Karen Silva, de 15 anos, é uma das pacientes falciformes cadastradas no Hemocentro e que realiza transfusão mensal. Ela conta que além dos testes no sangue doado, seu sangue também passou por exames.
“Desde que mudei para o Amapá e precisei realizar transfusão, também passei por várias etapas de exames para que o hemocentro pudesse saber todas as minhas necessidades sanguíneas. Hoje recebo transfusão mensal e levo uma vida normal”, explicou a jovem.
Como doar sangue
As doações de sangue podem ser realizadas no hemocentro que fica na Avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a rua Jovino Dinoá, bem no centro de Macapá.
O funcionamento do Hemoap é pela manhã, das 7h30 às 12h30. As doações de sangue podem ser realizadas por comparecimento espontâneo ou agendamento via WhatsApp pelo número (96) 98811-0200.
Para doar, é importante:
Pesar acima de 50 kg;
Ter idade entre 16 e 69 anos;
Estar em boas condições de saúde;
Não ter testado positivo para covid-19 nos últimos 10 dias e não ter apresentado sinais ou sintomas de gripes nos últimos 14 dias;
Pessoas de 16 e 17 anos precisam de autorização dos responsáveis por meio de um termo de consentimento oferecido no Hemoap;
É indispensável estar descansado e bem alimentado antes de realizar a doação.
Os intervalos de tempo para doação de sangue são de 2 meses para homens e 3 meses para mulheres.
Comentarios