top of page
  • Foto do escritorLorena Lima

Internacionalização do Comertec em 2021

Congresso de Comunicação Social e Tecnologia da UNIFAP será realizado online em junho com debates sobre desinformação

Foto: Comertec (Reprodução)

O grupo de pesquisa de Comunicação, Mercado e Tecnologia do curso de jornalismo da Universidade Federal do Amapá realizará o Congresso Comertec nos dias 8, 9 e 10 de junho. Pela primeira vez, o Congresso terá participações internacionais além das nacionais. Todo o evento ocorrerá virtualmente, por conta da pandemia do Coronavírus e contará com tradução simultânea. Os palestrantes são pesquisadores da área de Comunicação renomados.

Haverá, também, apresentação de trabalhos por meio de GT’s (Grupos de Trabalhos) dos estudantes e pesquisadores que submeterem no site seus resumos expandidos. “É uma grande oportunidade de participar porque o evento é gratuito, sendo que a maioria dos eventos internacionais tem uma contribuição mais cara. Até para quem pretende fazer mestrado e doutorado, participar de um evento internacional conta bastante nessa trajetória”, afirma Roberta Scheibe, uma das coordenadoras do evento, professora de Jornalismo da UNIFAP e doutora em Sociologia.

Roberta Scheibe, coordenadora do evento. Foto: Roberta Scheibe (Arquivo Pessoal)

Para a coordenadora, um dos objetivos do evento é proporcionar a difusão do conhecimento acerca da comunicação, da tecnologia, dos rumos do mercado de trabalho e também refletir sobre a profissão de comunicador e ao mesmo tempo como está atrelada a tecnologia.

“Vamos ter algumas mesas de debates, entre elas a realidade do jornalista do trabalho de comunicação. Também, vamos dialogar sobre a cobertura jornalística no período do apagão, que aconteceu em novembro do ano passado em todo Amapá”, antecipa a professora. O apagão iniciou dia 3 de novembro e durou até o dia 24 do mesmo mês, em 2020. Foram atingidos 13 dos 16 municípios do estado.

Ser online é a forma de adaptação à questão da pandemia, usaremos links de transmissões que serão utilizados para as participações. Os GT’s serão em salas virtuais pelo Google Meet e as transmissões das palestras espelhadas para o YouTube. Qualquer pessoa poderá assistir, alcançando expectadores dos mais variados lugares. Mas, apenas as inscritas receberão certificados. Há participações confirmadas nos GT’s de mais de cinco estados brasileiros. Faça a sua na página: www.comertec.org.

Foto: Site do Comertec (https://www.comertec.org/português)

“Claro que pessoas com estudos, graduações ou alunos graduandos de cursos de comunicação de cursos voltados para o mercado e para a tecnologia vão ter um aproveitamento maior. Mas de modo geral podem participar alunos e até profissionais das áreas de jornalismo publicidade e propaganda, relações públicas das áreas das engenharias, computação, marketing e administração; porque tudo está relacionado com comunicação mercado e tecnologia”, explica Roberta.

Na programação do evento, durante o dia 8 de junho palestrará a pesquisadora Pollyana Ferrari, uma sumidade na área da comunicação, hoje, no Brasil. Ela vai falar sobre: Desinformação, o mal do século. No dia seguinte, o tema da mesa será Fake News e, no dia 10, o debate será sobre a comunicação durante a crise energética. Conheça a programação completa das mesas redondas e GT´s.

Foto: Pollyana Ferrari, acesso em: http://pollyanaferrari.com.br/sobre/

As inscrições para os resumos expandidos se encerraram no dia 30 de abril. No entanto, ainda pode se inscrever para participar do evento.

Instagram: https://www.instagram.com/grupocomertec/

0 comentário
bottom of page