top of page
  • Foto do escritorFlávio de Sousa

Agroecologia nas Eleições: A importância da Política para uma alternativa sustentável

Atualizado: 28 de out. de 2022

Candidatos do Amapá assinaram carta de compromisso com a Agroecologia


Por: Flávio de Sousa


Você sabia que é possível trabalhar uma agricultura sustentável, justa e economicamente viável no Amapá? Os estudos da agroecologia são fundamentais para que possamos praticar conceitos ecológicos. Em ano de eleição, a agroecologia apresenta-se como proposta de política pública.


Carta de compromisso foto: Gabriela Campelo


A Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) em parceria com Instituto Mapinguari, realizaram a campanha “Agroecologia nas eleições”. O evento, realizado no dia 23 de setembro, envolveu movimentos sociais e candidatos das eleições de 2022, que discutiram e apresentaram propostas para desenvolver a agroecologia no Estado do Amapá.


O que é Agroecologia?


A agroecologia é uma forma de agricultura orgânica baseada na aplicação de concepções ecológicas e sustentáveis na produção de alimentos. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) “a Agroecologia ajuda na produção de alimentos e a segurança alimentar e nutricional enquanto restaura os serviços ecossistêmicos e a biodiversidade que são essenciais para a agricultura sustentável.”


Foto: Arquivo da Internet


Para Yuri Silva, biólogo e cofundador do Instituto Mapinguari, a Agroecologia além de gerar possibilidades de renda e sustento financeiro para as comunidades que vivem afastadas da cidade, a agroecologia é uma luta social.


Fotos: Gabriela Campelo


“É através da agroecologia que a gente combate Racismo, LGBTfobia e Sexismo. Pela agroecologia, valorizamos os conhecimentos dos povos tradicionais indígenas, quilombolas e ribeirinhos”, comenta o biólogo.


Foto: Gabriela Campelo


Carta de Compromisso


A carta de compromisso com a Agroecologia é uma incidência política, destinada para os candidatos aos poderes executivos e legislativos Federal e Estadual do Amapá. Na carta, é apresentado as demandas para o enriquecimento da Agroecologia na saúde da população.


Assinatura da Carta de Compromisso foto: Gabriela Campelo


O Instituto Mapinguari e a ANA levantaram tópicos e demandas sociais para apresentar aos candidatos do Amapá. A carta de compromisso foi assinada por políticos que já defendem as causas ambientais, como Alzira Nogueira (PSOL), Thawanna Ferreira (REDE), Cristina Almeida (PSB) e outros governadores estaduais e Federais.


Candidata Alzira Nogueira (PSOL) foto: Gabriela Campelo


Candidata Thawanna Ferreira (REDE) foto: Gabriela Campelo


O Biólogo Yuri Silva, ressalta para os candidatos que queiram participar da assinatura da carta de compromisso e que se interessa na defesa da Agroecologia, para procurar o Instituto Mapinguari que está à disposição para orientar e ajudar, basta entrar em contato com a instituição.


Lembre-se que é importante, sempre, estarmos atentos sobre os posicionamentos dos candidatos, conhecer suas propostas e bandeiras de luta.


0 comentário
bottom of page