• Martha Sophia

UNIFAP lança data do processo seletivo 2021

O ingresso na universidade em 2021 será 100% pelo PS


Por Martha Sophia

Todos os anos, o ingresso no Ensino Superior é um esforço de muitas horas de estudo, disputa em prova seletiva e ansiedade na espera da lista. Em 2021, a pandemia desestabilizou todas as estruturas da vida e das instituições. A UNIFAP criou um planejamento que, em partes, não correspondeu às expectativas, sobretudo no que diz respeito a datas de publicação da lista. Entretanto, correu atrás do prejuízo temporal, atendeu às manifestações estudantis e lançou o edital com as datas de inscrições do processo seletivo 2021.

Para acessar ao edital, clique aqui: https://depsec.unifap.br/concursos/


Jovens comemorando a aprovação na universidade com ovo e trigo.
Foto: Martha Sophia


PLANO PARA AS VAGAS 2021

Até 2020, as vagas eram ofertadas 50% pelo SISU (Sistema de Seleção Unificada) e 50% pelo PS (Processo Seletivo). Muitos alunos se escreviam em ambos e, consequentemente, a possibilidade de ter duas aprovações aumentava. Assim, ocupavam duas vagas no mesmo curso, tirando a oportunidade de preenchimento por uma nova candidatura. Essa situação gerava as chamadas públicas, que aconteciam nos primeiros semestres, para poder fechar essas vagas.

No ano letivo de 2021, a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) deixa de usar o SISU como ingresso para a instituição. A decisão foi feita com intuito de reduzir chamadas públicas e preencher o maior número de vagas possíveis. O maior motivo para essa escolha se dá pelas divergências dos calendários acadêmicos já que o calendário do SISU não entrava de acordo com o planejado pela UNIFAP.

Com calendários diferentes, vagas não preenchidas, chamadas públicas acontecendo durante as aulas, o DERCA (Departamento de Registros e Controle Acadêmico) tinha um trabalho burocrático, exaustivo e longo. Além disso, vai acabar com as entradas tardias no meio do semestre com perdas de carga horária. A PROGRAD (Pró-reitoria de Graduação), então, começou um estudo no ano de 2020, que está na Câmera de Ensino do Conselho Universitário para fazer essa mudança.

A unificação das inscrições vai gerar somente um edital, que vai de acordo com o calendário letivo proposto pela própria universidade. Neste ano, 100% das vagas serão destinadas para o Processo Seletivo da UNIFAP, usando a nota da prova do Enem atual ou de um ano anterior. O modo de inscrição é online e qualquer candidato do Brasil pode concorrer. Pelo PS, pessoas que cursaram o ensino médio na região norte tem bonificação de 20% sobre sua nota.

Segundo Nalimilson Pinheiro, coordenador de ensino, a decisão de usar somente o Processo Seletivo não gera prejuízos nem diminui as chances das pessoas que querem ingressar na UNIFAP, a única ferramenta diferente que o Sisu oferece é o acompanhamento da classificação dentro do curso escolhido, fora isso, PS segue os mesmos protocolos. O início do semestre 2021.1 está previsto para começar dia 16 de outubro, com os novos calouros e calouras.


MANIFESTAÇÃO ESTUDANTIL

A universidade divulgou o plano das vagas para 2021, mas sem data oficial para o ingresso e com uma previsão de edital somente para maio. Secundaristas criaram um abaixo assinado, solicitando o adiantamento do edital, inscrição e resultado processo seletivo. O perfil intitulado “ps2021já” na rede social INSTAGRAM alcançou quase 900 seguidores. Foi criado por um grupo de estudantes que prestaram a prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e aguardam ansiosamente os resultados. O movimento ganhou visibilidade rapidamente com diversos compartilhamentos em suas publicações. No perfil, foram postados diariamente posts esclarecendo dúvidas, suas causas e seus apoiadores. Criaram um abaixo-assinado, que possui mais de 3.000 assinaturas até o fechamento desta matéria.

Ana Paula Palheta Farias, uma das organizadoras, explicou que o movimento está de acordo com o calendário acadêmico, previsto para outubro, mas o grande problema era a data do PS que estava prejudicando todos que almejam uma vaga na universidade. “Um processo que a UNIFAP fazia nos outros anos em dois meses agora vai fazer em cinco meses e não há necessidade disso. Outras universidades estão conseguindo fazer o processo seletivo normalmente e a UNIFAP colocou esse prazo muito grande. A gente vai ter que esperar mais cinco meses para saber nosso resultado. Estudar mais um ano sem saber do nosso futuro”, declarou a estudante.

Na sexta feira dessa semana (16) a UNIFAP recorreu ao apelo do movimento e lançou o edital com as datas oficiais do processo seletivo, ainda no mês de abril desse ano. As inscrições iniciam em 26/04/2021 e terminam em 09/05/2021 pelo endereço eletrônico https://depsec.unifap.br/concursos/

0 comentário