• Martha Sophia

Reserva Particular ambiental assina convênio com Prefeitura de Santana

A reserva contava com doações para manter suas atividades.


Tamanduá, um dos animais da reserva. Foto: Martha Sophia

No dia 16 de julho, a prefeitura de Santana assinou um novo convênio com a reserva ambiental RPPN REVECOM. Desde o início da Pandemia, a REVECOM passa por uma grande crise financeira, essa parceria com a prefeitura garante o pagamento dos funcionários e manutenção do lugar.

A RPPN REVECOM (Reserva Particular do Patrimônio Natural) está localizada no município de Santana e sua missão é contribuir com a educação ambiental e pesquisas. O lugar, além de abranger florestas e possuir uma rica fauna, abriga animais resgatados, que não conseguem viver sozinhos na natureza. A REVECOM, muito além do estado do Amapá, é reconhecida internacionalmente por sua iniciativa em prol do meio ambiente.

Até o início de 2020, a reserva se mantinha ativa por meio das visitas, muitos turistas de fora do país, pesquisadores, escolas, iam contemplar o local. Somente com isso ela arrecadava cerca 240 mil reais, que pagava metade das despesas, pagamento dos funcionários e manutenção dos recintos. Com a pandemia de COVID-19, as visitas foram suspensas e a reserva entrou em uma de suas piores crises financeiras.

Gavião Real. Foto: Martha Sophia

Em junho deste ano, o Instituto Mapinguari, começou a campanha “salve a REVECOM”, campanha de doação para pagar, principalmente, os funcionários da reserva. Quatro famílias que não recebiam há cinco meses, sofrendo com faltas de energia e contas acumuladas. Até o dia 28 de junho, a campanha arrecadou dois mil e quatrocentos reais e continua ativa, com a meta de chegar aos 24 mil.

Não é a primeira vez que o instituto Mapinguari concede seu apoio a reserva, o Mapinguari surgiu com essa parceria, criado por estudantes de biologia que buscavam melhorias para a REVECOM. O instituto continua ativo e já exerceu diversas atividades em prol do meio ambiente no estado do Amapá.

No dia 16 de julho a prefeitura assinou um novo convênio com a reserva em prol da educação ambiental em Santana, garantindo um ano mais estável financeiramente. Com o pagamento mensal do convênio, os funcionários finalmente vão receber seus salários em dia e continuar com a mão de obra diária.

A RPPN REVECOM e o instituto Mapinguari estão reformulando uma nova estratégia para conseguir recursos, após assinar o convênio com a prefeitura eles finalizaram a campanha de arrecadação e buscam novas maneiras de atender todas as necessidades do local.


0 comentário