• AGCom

Programa Mais Visão segue ofertando cirurgias de catarata e carne crescida em Macapá


FOTO: SECOM


Por: Maian Silva


O programa do Governo do Estado em parceria com o centro de Promoção Humana Frei Daniel Samarate (Capuchinhos), Mais Visão, tem ofertado cirurgias de catarata e pterígio (Carne crescida) para a população que sofre com essas patologias oftalmológicas. A ação iniciou no começo de setembro e pretende realizar mais de 7 mil cirurgias em suas salas totalmente equipadas no espaço físico dos capuchinhos.


Os atendimentos estão sendo prioritários aos pacientes cadastrados no programa de Tratamento fora de domicilio (PTFD) e que tenham o seu registro na Central de regulação da Secretaria de Estado da Saúde (SESA). Seguindo todas essas exigências, o paciente passará pela triagem, seguindo todas as normas que irá analisar se está apto a receber o procedimento.


Na triagem são analisadas todas as condições do paciente, inclusive é realizado o teste para indicar se o mesmo está com a Covid-19. Caso o resultado dê negativo, ele será encaminhado para realizar os procedimentos pré e pós-operatórios devidamente. “No pré-operatório são feitos exames específicos dos olhos; exames de rotina e avaliação quanto ao risco cirúrgico. Após a cirurgia, são indicados cuidados locais com higiene e uso de colírios adequados” afirma a Doutora Maria Teresa Reno.


Diante disso, é recomendado ao paciente que compareça alguns dias após a cirurgia para realizar avaliações que irá constatar se os procedimentos trouxeram resultados satisfatórios ou se uma nova cirurgia precisará ser marcada.


Para a paciente Josefa Santos Silva, 75, a cirurgia de catarata e carne crescida foi fundamental para que ela voltasse a enxergar com mais nitidez. Segundo a aposentada, os problemas vinham atrapalhando a sua rotina e após o procedimento cirúrgicos, conseguiu fazer os afazeres sem a ajuda de oura pessoa.


A doutora afirma que cuidados podem ser tomados para evitar o agravamento desses problemas. Sendo assim, evitar a exposição excessiva ao sol e vento, sem proteção; Uso de óculose lentes com proteção contra raios UVs ajudam a evitar o aparecimento. Além disso, uma alimentação saudável a base antioxidantes, que ajudam a retardar os efeitos do envelhecimento, também são recomendáveis.


Contato: (96) 3222-1037

Duração do programa: Iniciou dia 7 de setembro e vai até dia 30 de novembro.

Localização: Todos os procedimentos estão sendo feitos no espaço físico dos Capuchinhos (Av.Fab, Santa Rita, 68906-005)

0 comentário