• AGCom

Mulheres Pretas em Pré-novembro realizam rodas de conversas

Por Lylian Rodrigues

Em Macapá, o Coletivo 25 das Pretas realiza eventos pré-novembro desde setembro. O projeto se articula à Quarta de Arte das Pletas, uma atividade artístico-cultural, que acontece toda quarta na Casa de Arte e Cultura Sankofa, na orla do Santa Inês. Estes dois movimentos têm se encontrado sempre na última quarta de cada mês para pautar conversas sobre as mulheres negras e seus espaços na cidade.


Em setembro, aconteceu a roda de conversa “as senhoras do axé” com as mães Ekéjìs Mariana Gonçalves e Elane Albuquerque. Na ocasião, foi exibido o documentário “A dona do terreiro”, de Deisy Anunciação, e o papo tematizou as trajetórias das mulheres negras, dos terreiros de candomblés, que atravessam séculos com seu saber religioso, de resistências e identidade afro-brasileiras.


O candomblé é um culto das energias, das essências da natureza. O documentário retrata a história desta tradição. No terreiro, as Mães de santo recebem as energias dos Orixás na dimensão do próprio corpo, fazendo a comunicação entre os mundos visível e invisível. As Ekejis são mulheres também mães no terreiro, que tem por função ser cuidadora dos filhos e filhas de santo, rodantes e visitantes. Essas são algumas funções do feminino do terreiro que empoderam.



Teve, ainda, a feira das mulheres pretas empreendedoras e todas as atividades de música, dança, poesia e cinema da Quarta de Arte das Pletas. Em outubro, o pré-novembro realiza roda de conversa na quarta-feira, dia 30 de outubro, com a temática “mulheres Negras na Política” com Alzira Nogueira e Maria Carolina. A Feira Empreendedora, Trocas Solidárias e a Quarta de Arte das Pletas também acontecem neste dia a partir das 18h, no Sankofa.


Nos vemos lá, muito Axé!



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo