• Martha Sophia

Movimento Lixo Zero promove campanha ecológica em Macapá

Aconteceu neste último sábado (29) o movimento lixo zero AP, a ação ecológica realizou sua quinta edição do eco ponto em formato drive- thru, em frente da casa do artesão.

Foto: Martha Sophia

Voluntários do movimento ‘Lixo Zero Amapá’ estiveram presentes em mais uma edição para coletar material reciclável. Por conta da pandemia os ativistas trouxeram a proposta de drive-thru, para segurança das pessoas. A organização Lixo Zero ocorre em todo o Brasil, sua missão é coletar materiais recicláveis para serem reutilizáveis na sociedade e reduzir a quantidade de lixo em aterros sanitários. No Amapá essa ação começou de forma independente, através do voluntariado, e está na sua quinta edição mensal. O eco ponto busca conscientizar as pessoas de que lixo também pode ser fonte de renda e deve ser reaproveitado. Toda a ajuda é bem-vinda para continuar mantendo o projeto, desde compartilhamentos em redes sociais quanto na prática.

Durante o dia lixo zero, os voluntários esperam a comunidade trazer os materiais reutilizáveis para depois fazer a separação correta e destiná-los para uma associação ou projeto social. Os resíduos sólidos aceitos variam de garrafas pets, embalagens de plásticos, papelão, até lixos eletrônicos.

Foto: Martha Sophia

“As garrafas pets viram vassouras, os vidros são para pessoas do artesanato, nós separamos tudo e destinamos para pessoas interessadas nisso”, explicou uma das voluntárias.

Roan Pereira, que participou pela segunda vez, explicou a importância dessa atitude social e ambiental, pontuando que todos os seres são beneficiados com o ato da reutilização. “Não existe na nossa cidade a coleta seletiva, então nós tentamos fazer isso, dar o destino correto sem afetar o meio ambiente e pensando no futuro”, explica o voluntário sobre sua função.

Os ativistas que atuam nesse movimento estão por livre vontade, e buscam lutar pela causa sustentável. É o caso da Fabíola Cardoso, que participou pela primeira vez de forma direta, com a separação dos resíduos. “Pessoalmente é uma realização muito grande porque a gente faz a diferença. Parece pouco, mas faz muita diferença no planeta.”

Foto: Martha Sophia

O dia do lixo zero acontece uma vez por mês e busca crescer cada vez mais, convidando mais pessoas para doarem materiais e participarem do movimento como voluntários.

Para saber mais sobre as ações do eco ponto e do movimento lixo zero, basta entrar em uma de suas redes sociais do movimento:

Instagram: @lixozero.ap

Facebook: lixo zero Amapá

Foto: Martha Sophia


0 comentário