Estudante do Vale Verde, na Fazendinha, foi a única amapaense a conquistar uma vaga na final e espera arrecadar o recurso necessário para representar a região Norte, na Nacional.
Por Lylian rodrigues
A jovem estudante Liara Gomes Melo, 17 anos, da Escola Estadual Profa. Jacinta Maria
Rodrigues de Carvalho, localizada no bairro Vale Verde, em Macapá, alcançou um feito notável ao conquistar a medalha de prata na etapa regional da 1ª Olimpíada Nacional de Filosofia (ONFIL). Ao todo, 435 ensaios foram avaliados por quase 200 jurados e juradas distribuídos entre cinco júris regionais.
Com a orientação do professor de filosofia da escola, Bruno Chagas, Liara demonstrou um profundo conhecimento filosófico, conquistando uma merecida vaga para a etapa nacional da ONFIL. “É um momento histórico porque é a primeira olímpiada de filosofia da história. Os primeiros sempre serão lembrados e temos lá uma aluna do Amapá, classificada para a final”, afirma Chagas.
Este triunfo não é apenas uma vitória pessoal para a aluna, mas também um marco
significativo para a escola Jacinta, para o estado do Amapá e para a família. “Meu pai disse que eu deveria estudar e iria a qualquer lugar que eu quisesse”, Liara conta como recebeu o incentivo do pai, um pescador da região. A fase regional foi realizada simultaneamente em todas as unidades da Federação e a etapa final vai reunir apenas dez dos melhores colocados de cada região do Brasil, nos dias 17 a 20 de outubro, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.
A classificação da Liara é uma contradição no panorama do Ministério da Educação para o ensino médio do Amapá, que tem o terceiro pior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (2023). O alcance da estudante oferece à educação deste estado uma vitória a ser celebrada. A escola Jacinta atende toda a comunidade do Vale Verde, enfrentando as dificuldades desde a infraestrutura até a permanência dos alunos no ensino básico. A coordenadora pedagógica, Rosana Maia, destacou a importância do professor no incentivo à aluna e garante que a comunidade escolar ficou entusiasmada e está empenhada em conseguir as passagens para a estudante seguir à Seleção Final.
“Acredito que eles vendo que é possível, que se eles participarem, se empenharem, podem também conseguir. Foi muito positivo e ano que vem vai ter muito mais alunos participando e querendo também conseguir uma premiação. E, agora, para a segunda fase, a nossa estudante vai participar”, afirma a pedagoga que já está em busca de parcerias junto a Secretaria de Educação (SEED) e garantiu fazer até vaquinha na escola para conseguir as passagens se for preciso.
Liara nunca se imaginou em uma competição de ensaios filosóficos. Conta que sempre gostou de debater, aprofundar questões sobre o comportamento humano e o ambiente que nos influencia. Depois dos textos produzidos para a aula do professor de filosofia, ela recebeu o incentivo que precisava, “ele resolveu tudo, fez o cadastro, organizou o transporte e eu fui lá, foi coisa do destino”, lembra.
Além de lecionar filosofia, o professor destaca coragem, esperando e amor para o empenho junto aos discentes para “mostrar que a filosofia é importantíssima para a formação do cidadão brasileiro, importantíssima para a reflexão dos alunos, para que possa ter interesse em pensar política, ética, as teorias do conhecimento, pensar a moral, fazer todos esses movimentos importantes como humano, pensante”, conclui.
O resultado deixou a adolescente radiante, ela não para de sorrir enquanto conversa com seus colegas de turma e professores. O ambiente da escola mudou, os alunos começaram a ficar interessado em filosofia, por ciências humanas. Foi um importante marco também para a escola.
A seleção final da ONFIL ocorrerá no Rio Grande do Sul e a Comissão prevê auxílios que
cobrem parcialmente as despesas. Por isso, para Liara representar o Amapá, é necessário arrecadar recurso financeiro para uma viagem de longa distância, que inclui transporte aeroviário e rodoviário até a cidade de Santa Maria (RS). Aguarda-se a possibilidade de a Secretaria de Educação (SEED) viabilizar as passagens, mas sem confirmação ainda. Por enquanto, Liara segue focada nos estudos e na preparação para participar da seleção final, e, quem sabe, colocar mais uma vez o nome do Amapá na história da Filosofia brasileira.
Comentários