• AGCom

A COMISSÃO ESPECIAL DO CONSU REALIZA CONSULTA ONLINE AOS DISCENTES DA UNIFAP

O ALVO É O PLANEJAMENTO DO RETORNO GRADUAL DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS


Por Bárbara Ribeiro


Se estivéssemos em tempos normais, deveríamos iniciar este mês mais um semestre acadêmico, na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), como ocorreria também em outras universidades espalhadas pelo país. Porém, ainda estamos no meio de uma pandemia. O que significa aulas paradas e corredores da universidade vazios: ambiente acadêmico, em sua maioria, paralisado.


Os esforços diários para encontrar uma solução ainda não tiveram resultados finais. O fato é que voltar com tudo agora seria uma atitude irresponsável. Por isso, o Conselho Universitário da Unifap decidiu formar uma Comissão Especial que estuda sobre o retorno gradual das atividades desde julho. Inclusão e suporte discente, docente e técnico com continuidade das atividades são os objetivos básicos da Comissão. A equipe funciona da seguinte maneira:


Foto retirada do site oficial da instituição Universidade Federal do Amapá


A Comissão Especial lançou em plataforma virtual uma consulta aos discentes da Unifap de maneira a conhecer a realidade estudantil e elaborar o relatório para o Plano Gradual de Retorno das Atividades Acadêmicas. Em princípio, a consulta busca compreender o cenário propício ou não para as atividades remotas. O questionário está disponível até o dia 28 de agosto, sexta-feira. Acesse aqui: https://forms.gle/Add5faFuGh5WRLe26


Apesar da Comissão Especial estar em ativa, os caminhos de comunicação entre as comunidades da instituição (corpo docente, discente, técnicos e entre outros) parecem não estar funcionando na mesma direção. Yurgel Pantoja Caldas, docente do Colegiado de Letras e integrante da subcomissão de assistência estudantil afirma que “as decisões tomadas na comissão especial e nas subcomissões, não refletem o posicionamento das bases. A maioria dos cursos, dos departamentos e das entidades que se manifestaram sobre o tema firmou posição contra o ensino remoto como resposta à comunidade acadêmica”. No entanto, ele também menciona que não há uma data específica para o retorno das atividades e sim um cronograma dentro da comissão que permitirá que visa a apresentação de um relatório final sobre o tema e que será pautado e votado no CONSU.


PARA RELEMBRAR


O debate de retomada das atividades na Unifap começou no mês de junho, quando a Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (PROGRAD) da instituição divulgou um plano para a retomada das atividades de ensino, tanto em modelo EAD quanto presencial. Este plano recebeu respostas e críticas dos Colegiados e de Departamentos, evidenciando a necessidade de um planejamento com diálogo contínuo entre Administração e as categorias discentes, docentes e técnicos. Consequentemente, o Conselho Universitário (CONSU) aprovou a resolução n.11, de 30 de junho de 2020, que manteve suspenso o calendário acadêmico e, em seguida, instituiu a Comissão Especial.


SOBRE O CURSO DE JORNALISMO


A consulta aos discentes foi o primeiro passo tomado pelo Colegiado de Jornalismo assim que recebeu da PROGRAD a requisição para retomada das atividades. O Colegiado reuniu e decidiu instalar um Grupo de Trabalho, que teve como primeira tarefa a consulta para saber a realidade de seus estudantes e assim poder discutir e se posicionar. O resultado pode ser acessado no documento disponível em

Mapeamento discente 2020-1
.pdf
Download PDF • 443KB

Em seguida, com o mapeamento finalizado, o Grupo de Trabalho levou as considerações ao Colegiado e os docentes responderam ao Plano de Retomada das Atividades Acadêmicas proposto pela PROGRAD, em manifestação que pode ser lida no arquivo abaixo.

MANIFESTAÇÃO_DO_COLEGIADO_DE_JORNALISM
.
Download • 137KB

0 comentário